quinta-feira, 28 de junho de 2012

Sempre Portugal!


Sempre gostei muito de futebol e quem me conhece sabe bem disso. Não consigo, nem gosto, de ver um jogo calada. Para não variar, este Euro2012 foi assim. Acreditei que íamos chegar longe mas foi ainda melhor do que isso. Jogamos muito bem e é bom sentir este apoio que é feito ao nosso Portugal. Vamos aproveitar esta energia e continuar a acreditar no nosso país!

Sempre Portugal!

terça-feira, 5 de junho de 2012

From Deustchland with Love!

Em Março fez um ano que fui a Alemanha. Uma viagem marcada em cima da hora mas que calhou na melhor altura possível. Dividida por três cidades, a viagem foi feita em cinco dias e todos eles especiais e ricos em aprendizagem.



Começamos por Frankfurt (saída do Porto – Ryanair). Uma cidade que associava sempre às salchichas e à economia europeia. À saída da Estação Central de Comboios já sabemos que estamos numa grande cidade. Vemos de tudo, desde pessoas com ar suspeito como aquelas que parecem terem saído de uma RunwayFicamos num hostel simples, a poucos metros da Central. Tirando o facto que neste quarteirão só existiam casas nocturnas, não sentimos nenhum perigo. Com uns 4º, a andar pelas ruas à noite em direcção à zona comercial Zeil, reparamos que a cidade foi completamente renovada após a 2ª Guerra Mundial e agora está tudo moderno com muitos skyscrapers e bem iluminados (como a Maintower, Main Plaza, Gallileo e a torre do Commerzbank). Zeil, tem de ser uma das zonas mais lindas que já estive. As lojas de luxo ficam situadas a uns poucos metros de distância, na Goethestrasse e a carteira nunca quer ir a essas ruas, mas vale a pena. Obrigatoriamente tem de ser ainda visitado o coração histórico da cidade, Römerberg e aqui provar um bom Brezel.


Uma das melhores formas de conhecer um país é alugar um carro e na Alemanha tem a Autobahn que oferece excelentes condições. A nossa segunda paragem era Erfurt mas paramos para almoçar e lanchar em cidades amorosas como ButzbachLich eEisenach. Chegamos já de noite a Erfurt, uma cidade que parece ter saído de um livro de banda-desenhada, em que cada momento que andamos só paramos para nos expressar com um simples: “oh, que lindo!”. Ainda com mais frio do que em Frankfurt, adoramos o facto de que as esplanadas dos cafés estavam com muitos clientes, com mantas sobre as pernas e ao pé de aquecedores externos. O melhor: a comerem gelados. Foi nesta cidade que comemos o “cachorro-quente” da zona que recomendo completamente; ao contrário do vinho quente. Em Erfurt reparamos que existe muito cuidado com a alimentação, já que tudo o que víamos era saudável e as padarias tinham muitos pães com cereais e bolos com pouco açúcar. Uma cidade linda, que tem muitos eléctricos, lindas igrejas, incluindo a Catedral de Erfurt, o que faz que estes sejam um cenário incrível para boas fotografias. Recomendo ainda uma ida a um restaurante tradicional e provar uma boa cerveja caseira e comer as famosas batatas de Turíngia.


No terceiro dia fomos para Leipzig. Acho que nunca tinha visto tantos camiões como nesse dia. Só sei que ultrapassamos mais de 30 de uma vez só. Durante a viagem de carro (um querido Ford Fiesta que aquecia os assentos de vez em quando), olhava para as florestas e só pensava no que esta tinha visto na Segunda Guerra Mundial…. E quando chegamos a Leipzig, só faz recordar as histórias e filmes que tanto ouvimos e vimos na nossa vida. Uma cidade com um ambiente “pesado”, com prédios escuros e com pessoas com ar triste. O que mais me chamou a atenção foi a quantidade de pessoas com capacidades reduzidas e com a importância que é dada e investida por todas a cidades que visitamos. Quase todas as infrestuturas estão preparadas para as receber e a verdade é que realmente são muitas pessoas que as usam. No entanto Leipzig, é uma grande cidade, que encontramos um pouco de tudo e até é considerada um centro de compras e de cultura. Edifícios históricos podem ser vistos e a Central (Leipzig Hauptbahnhof) é só por si um monumento. Aqui também podemos encontrar um grande centro de congressos e foi mesmo esse o objectivo da viagem: Feira de Reabilitação.

Foram cinco dias fantásticos em que deu para pôr em prática o alemão que aprendi durante o secundário. Mesmo assim, apesar da grande evolução dos alemães encontrei dificuldade em encontrar pessoas que sabiam falar inglês mas nada que uma linguagem gestual simples não resolva. Um país a voltar, pois ainda tem Berlim para descobrir.

Auf Wiedersehen!
“The World is a book, and those who do not travel read only a page.”
Saint Augustine


Publicidades da Semana


Numa altura em que o País necessita cada vez mais de esperança, auto-confiança e auto-estima as grandes marcas têm apostado em vender não um serviço/ produto mas sim valores positivos. A publicidade é realmente um bom veículo para motivar as pessoas e não apenas para comprar algo.
TMN – Vamos lá

Noite 64 da Caixa Geral de Depósitos é uma das mais recentes publicidades deste género.
E já que está quase a começar o Euro 2012 vem aí as publicidades das cervejas e claro, a da Nike.
Carlsberg: Fan Academy foi criada pela agencia Fold7, London, e produzida pela Academy Films. A realização foi assinada por Peter Cattaneo.
Sagres: Somos Selecção Direcção artística de Diogo Anahory


Carlsberg: Wearing you passion, with passion  Criado pela 180 Amsterdam

Nike Football: My time is now


De qual publicidade é que gostaram mais?

O poder da música



Sempre defendi que a música tem muito poder e por vezes ela pode ser uma motivação para continuar. Quando estamos a correr (jogging; running) essa magia musical pode ser sentida através da força que é transmitida pelas batidas. A próxima música é sempre importante porque pode ser o que nos faça parar ou continuar.
É importante costruir uma playlist que tenha músicas positivas e que nos faça continuar. Eu não consigo correr sem ter a minha banda-sonora já que é a minha única companhia e o meu personal trainer, de certa forma. Aqui ficam algumas músicas que ouço enquanto corro, usando a app Runtastic que recomendo vivamente.